V Cúpula Ibero-Americana de Medicina de Família e Declaração de Quito

English
español

   Carta de Quito (Português)
Em 12 de abril, em Quito, Equador, foi concluída a V Cúpula Ibero-Americana de Medicina de Família após dois dias de um trabalho intenso e produtivo, incluindo o intercâmbio de experiências e atividades participativas. Cerca de 150 estratégicos profissionais de saúde de mais de 24 países os países do mundo, especialmente da região ibero-americana, participaram.

O saldo foi bastante positivo. Foi um espaço importante para refletir e propor soluções viáveis para os problemas estruturais dos sistemas de saúde ibero-americanos. Tivemos a oportunidade de ter o apoio e a participação ativa de Carina Vance, Ministra de Saúde Pública do Equador, bem como outros profissionais de saúde do Ministério; do Prefeito e outros representantes da Secretaria de Saúde de Quito; Vice-Ministros e / ou gestores dos ministérios da saúde de vários países da Iberoamérica.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) foi, junto com CIMF/ WONCA e do Governo do Equador, co-promotor da Cúpula. A delegação da OPAS, em Quito, contou com representantes de Washington DC e, também, do bureau da OPAS na América do Sul e Equador. Por último, mas não menos importante, tivemos o prazer de contar com a presença dos líderes da WONCA: Michael Kidd, o atual presidente, o CEO, Garth Manning e Amanda Howe, a presidente eleita.

De CIMF, tivemos a participação de delegações de 16 dos 20 clubes que compõem a Confederação. Além disso, outros profissionais de saúde e professores de universidades do Equador, EUA e Canadá, bem como membros de sociedades organizadas participaram conosco. A Cúpula foi coberta por diferentes meios de comunicação: rádio (on e off line); Face Book e Sítio na Web. Estimamos que cerca de um milhão de pessoas tiveram acesso a alguma informação sobre a Cúpula, durante o evento.

Foto: Michael Kidd, Presidente da WONCA acrescenta sua assinatura na Carta de Quito.

A Declaração de Quito foi o resultado de um trabalho que teve lugar antes e durante o evento. Nos últimos seis meses, cinco grupos de trabalho realizaram estudos, leitura de textos, escreveram e discutiram documentos abrangentes sobre os cinco principais temas da Cúpula: Cobertura Universal e Medicina de Família (MF); Participação Social e Comunicação Social e MF; Educação e Certificação em MF; Investigação sobre Conhecimento e MF. Durante o evento, esses grupos tiveram a oportunidade de discutir em um nível mais profundo algumas questões relevantes.

Alguns aspectos da Declaração de Quito podem ser considerados especialmente interessantes: trazer definições sobre Cobertura Universal e Medicina de Família, e, em seguida, evidenciar ações e indicadores adequados para acompanhar e avaliar a qualidade e a extensão da Cobertura Universal de Saúde em (CUS) Ibero-América .

Eu gostaria de destacar que o documento destaca como um indicador especial de qualidade da CUS, o percentual de médicos de família um país deve ter (50% de todos os médicos sendo considerado um bom nível). Além disso, a Declaração de Quito traz a boa idéia de criar um Observatório de Medicina de Família, que poderia fomentar, orientar e acompanhar a evolução das iniciativas que devem ser realizadas.

Penso que a Cimeira e da Declaração de Quito reforçam o papel da WONCA Iberoamericana -CIMF como uma entidade científica , interessada na qualidade de vida e no bem-estar da população. É um exemplo do papel colaborativo e técnico- político que WONCA / CIMF desejam e podem desenvolver juntamente gestores e profissionais da saúde e educação, bem como representantes da sociedade organizada. Esse papel pode ajudar a promover mudanças nos sistemas de saúde de forma que se tornem mais justos e equânimes.

Hoje em dia, infelizmente , vemos uma grande influência de interesses comerciais afetando a forma como as pessoas pensam sobre o que é saúde e o que é doença, promovendo uma noção equivocada que estimula o consumo de serviços de saúde, o uso de medicamentos e a realização de exames. Esta maneira de pensar pode trazer bons resultados para as grandes empresas e indústrias, mas traz resultados ruins para as pessoas, aumentando o risco de morbidade e mortalidade, justamente pelo o uso inadequado e abusivo de tecnologias industrializadas. Sem uma boa Atenção Primária, com bons Médicos de Família, os sistemas de saúde se tornarão progressivamente mais afastados das reais necessidades de saúde das pessoas , e correm o risco concreto de fracasso financeiro.

Assim, a V Cúpula Ibero-Americana de Medicina de Família pode ser vista como uma contribuição importante para as necessárias mudanças que os sistemas de saúde precisam fazer para alcançar Cobertura Universal de Saúde.

Dra Inez Padula
Presidente da WONCA Iberoamericana